Seminário de Design de Interação

07:00



BOUNDARY FUNCTIONS (1998) - scott Snibbe



Câmera e projetor posicionados no teto reconhecem a plataforma com o auxílio de um espelho. 
Os dispositivos são conectados a um computador, que rastreia os movimentos e através de um software customizado gera 

o diagrama de Voronoy de acordo com a posição e movimentação das pessoas sobre a plataforma. 


Esquema do site oficial que explica funcionamento 

O diagrama de Voronoy é a pré-configuração de como o software reagirá diante da movimentação, entretanto, não limita a interação pois atua apenas como parâmetro da interface. Outra questão interessante é que o título da obra faz referência à tese de doutorado de Theodore Kaczynski (Unabomber), da Universidade de Michigan (1967) que aborda o conflito entre individuo, sociedade e espaço. Além disso, o diagrama de voronoy é um padrão recorrente na natureza, encontrado por exemplo na forma como as células compõem tecidos do corpo humano. Porém, mesmo que o usuário desconheça essas referências é possível adquirir a percepção de comunidade, aglomerado e fronteiras através dos "novos espaços" criados e recriados pelas pessoas. Em outras palavras, o conteúdo está implícito mas é perceptível, caracterizando uma obra não representativa e uma interatividade interativa. Além disso, a obra só existe enquanto há pessoas interagindo com a interface. 



Infinito ao Cubo (2007) - Cantoni Crescenti


Cubo espelhado de 3 x 3 x 3 metros suspenso a 25 centímetros do chão apoiado numa cruzeta no centro de sua base e em quatro molas, uma em cada canto. Duas das suas faces giram em seu eixo central. Uma bascula e outra pivota. Esta pivotante age também como uma porta de acesso ao seu interior. Espelhado por fora reflete o espaço à sua volta. Espelhado por dentro, ao fechar a porta, provoca reflexões infinitas em todas as direções. As paredes não se tocam, ou seja, o espaço exterior é visível através de linhas de 3 centímetros de espessura por 3 metros de comprimento. Essas linhas são refletidas guardando a cor, a luz e o movimento da cena exterior, que em reflexões múltiplas geram um efeito caleidoscópico


Foto site oficial
O trabalho tem a proposta de integrar arte e ciência, que é algo que me interessa muito. A obra tem a pretensão de a partir de um cubo espelhado criar a impressão de infinito através dos múltiplos reflexos gerados, além disso, ao se movimentar pelo espaço as reflexões adquirem novas configurações devido a mecanismos (como molas) presentes no chão. A partir das informações sobre a obra é possível afirmar que a mesma não pode ser definida como programática pois predetermina a sensação que os usuários terão pela interação. Além disso, o usuário interage mais com a interface do que com o conteúdo da obra. Permite interação pessoa-pessoa pelo "confinamento" no espaço e os efeitos que o ato de caminhar gera no cubo.



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