Objeto Interativo Programático
20:32
A partir da rede de objetos foi proposto a criação de um novo objeto que atendesse as especificações de ser interativo e programático. Além disso, o objeto deveria carregar alguma ideia dos objetos iniciais.
A ideia inicial foi a concepção de um sapato infantil que emite sons ao ser pisado. Entretanto, foi compreendido que o objeto estava muito finalístico, representativo e pouco interativo.
A partir disso surgiu a ideia de conceber um sapato que ao ser pisado, reproduziria sons com o auxílio da tecnologia bluetooth. O sapato "invadiria" o aparelho das pessoas e aqueles com o dispositivo bluetooth ligado, se reproduzissem áudios, teriam esses áudios reproduzidos no sapato involuntariamente ou não. O objetivo era questionar a presença do corpo no espaço (o ato de caminhar) e por meio dos áudios, que poderiam ser de diversos tipos, questionar o que define o corpo e como as pessoas o veem. Entretanto, foi compreendido que o objeto ainda estava muito representativo.
Refazendo o objeto mas mantendo a ideia, surgiu a "liga". O objeto consiste em uma rede de tubos pvc conectados. O objetivo é que as pessoas ao interagir sintam-se livres para desconectar e reconectar os tubos onde desejarem, dessa forma a trama não possui uma forma fixa pré-estabelecida. Os tubos conectados representam a ligação existente durante o nascimento, que de alguma forma pré-definem o "novo ser". Além disso, o ato de conectar e desconectar os tubos remete as conexões que são feitas ou desfeitas ao longo da vida. A rede de tubos, esteticamente lembra uma trama de corpos que parecem dançar no espaço. Não significa necessariamente que as pessoas ao interagir com o objeto terão as mesmas percepções, porém, foram essas ideias que contribuíram para a criação do mesmo.
![]() |
Liga |
0 comentários