Potencial de mudança na concepção e vivência dos espaços possibilitada pela fabricação digital, prototipagem rápida e parametrização.
23:56
Foto por Roberta Silvestre |
Antigamente, a lógica das artes de modo geral transitava pelo campo da representação, atualmente parece ser possível observar também a lógica da diferença. Diferente da primeira, a segunda não estaria preocupada em representar formas e/ou signos mas sim em garantir interatividade, diálogo e ampliação de possibilidades entre artista e público/usuário. Na arquitetura, essa lógica parece ganhar força a partir de métodos de automação como a fabricação digital, a prototipagem e a parametrização. As técnicas mencionadas possibilitam maior rapidez, agilidade e menor custo. Além disso, permitem a concepção de estruturas com geometrias complexas de difícil execução ou até mesmo a produção de fôrmas a serem utilizadas durante a obra. Em termos de projeto, permitem melhor avaliação e visão da obra antes de sua concepção.
Ao meu ver, tais técnicas, principalmente a parametrização, trazem a tona o texto: "Animação Cultural" de Flusser sobre o homem e sua relação com os objetos, estaria o homem conectando-se cada vez mais com os objetos ao seu redor, inclusive as paredes de sua casa, e cada vez menos entre si?
Como parte da reflexão apresento o seguinte trecho do artigo: "Parametricist Manifesto / Patrik Schumacher"
"What is exciting about this new style is that parametricism offers a flexible set of components to manipulate, which leads to an infinite amount of variation. While in the past, there was a strong allegiance for rigid geometrical figures, now, a conceptual definition of parametricism shows that “the new primitives are animate, dynamic, and interactive entities—splines, nurbs, and subdivs—that act as building blocks for dynamic systems.”
O trecho contribui para ressaltar a importância em conceber o espaço focando na interação e em como transcender a função inicial do objeto/espaço abrindo possibilidades quanto ao seu uso. O espaço deixa de ser algo estático para se adequar a diversas possibilidades, tornando-se mutável, dinâmico e aberto a transformação. Características esperadas de um mundo plural e altamente conectado.
0 comentários